URBAN CONFLICT LIVING RESISTANCE INDIGENOUS LANGUAGE DISPERSION OF COMMUNITIES HISTORIA DO FUTURO IS A TALE OF EXTREME URBAN LONELINESS HISTORIA DO FUTURO IS A FILM ABOUT DIGNITY.

A VIDA NÃO É AQUI - O ÉDEN E A TERRA

 

Terra sem Males é de uma simplicidade desarmante. Um índio guajajara, activista e professor da causa indígena, conta a história da remoção da Universidade Indígena do antigo Museu do Índio. O que há de extraordinário neste movimento é o simbolismo da destruição de mais um edifício ligado à cultura indígena. E quem nos conta isto é um dos últimos indígenas a conhecer a sua cultura de origem. Zé não é um selvagem, já assimilou parte da cultura ocidental. Bebendo sumo de pacote, comprado num qualquer supermercado, e vestindo roupa industrial, Zé é de dois povos - o indígena e o brasileiro.

 

Como muitos brasileiros está revoltado com as opções políticas tomadas antes, durante e depois da Copa, e agora com os Jogos Olímpicos. Como indígena, deseja e luta pela subsistência do seu povo. Um povo expulso da sua própria terra - porque a terra que lhes pertence é uma outra, uma "terra sem males", um paraíso judaico-cristão. Os missionários cristãos criaram propaganda para por um lado justificar o roubo de terras indígenas e por outro convertê-los a uma cultura que não lhes diz nada. Orientar a vida de um povo ligado à natureza, à matéria e ao presente para uma aspiração por um mundo imaterial, religioso e futuro é condená-lo à morte cultural.

 

Terra sem Males não é um filme neutro. O que é isso de neutralidade e quem é que ela serve? A palavra é um veículo de poder e com este filme Enrico Masi tenta equilibrar a balança entre os opressores e os oprimidos. Terra sem Males é o testemunho de um dos últimos guajajaras que conhece a sua cultura. Uma descrição das teias de poder colonial que os europeus construíram em torno do povo indígena, relato de uma opressão simbólica e cultural. O gesto final de Zé é um gesto de esgotamento, um gesto de impotência, mas carregado de uma poética resistência e de força sobre-humana. A história de uma cultura em vias de extinção.

 

Essay by Joao Pedro Amorim

 

 

 

Terra sem males
__
__
back to the trilogy // // back to Caucaso back to home

2016 © Caucaso - credits not contractual - Via De' Poeti 1/6 - Bologna - +39 051 0950823 - contact@caucaso.info  - web design by Tomas Rigoni